Coordenador : Alessandra Daflon dos Santos
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399987.2206.124999.07112023
Departamento/Setor: RPS
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais de diferentes àreas da comunidade acadêmica e externa.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense Instituto de Humanidades e Saúde (obs.: durante a pandemia, o grupo de estudos funcionará de forma remota)
Objetivo
Objetivo Geral: Apresentar aos estudantes de graduação o complexo campo de problematizações presente nas obras produzidas pelo filósofo francês, a partir da segunda metade do século XX. Objetivos específicos: 1. Articular esta ação às disciplinas obrigatórias e optativas ministradas pelos professores; 2. Aprofundar o estudo contando com a participação de pesquisadores de outras IES que estudam as obras deste mesmo autor; 3. Fomentar pesquisas futuras ou articular pesquisas presentes, agregando professores, estudantes, bolsistas e demais interessados. 4. realizar o 4º Encontro de Estudos sobre Michel Foucault 5. Organização de uma publicação somando as duas edições anteriores do encontro (2020 e 2021). 6. manutenção dos canais de comunicação - instagram e Canal no youtube Canal GE Jaguar do Fuco
Resumo
O projeto de extensão Introdução ao pensamento de Michel Foucault - Grupo de Estudos Jaguar do Fucô é uma ação do LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE SUBJETIVIDADE, ÉTICA E POLÍTICA, do Departamento de Psicologia/UFF-CURO, sob coordenação dos professores Alessandra Daflon dos Santos e Márcio Luiz Miotto. Seu principal objetivo é apresentar aos estudantes de graduação o complexo campo de problematizações presente nas obras do filósofo francês, Michel Foucault, a partir da segunda metade do século XX. Esta ação articula-se às disciplinas obrigatórias e optativas ministradas pelos professores, bem como contará com a participação de importantes pesquisadores de outras IES de diferentes áreas do conhecimento que se debruçam sobre as obras deste mesmo autor e temas correlatos. O nome deste projeto justifica-se pelo perfil dominante de sua equipe, que é constituída por estudantes de graduação. Portanto, o bom humor, a ironia, o frescor e jovialidade marcam, não só o modo do grupo de estudos atuar em relação aos textos, mas, também, em relação à identidade do grupo, assumindo uma forma de grafar o nome do autor de maneira coloquial, que representa o entusiasmo característico dos alunos jovens e de graduação, ao adentrarmos no plano do debate filosófico. O grupo pretende fomentar pesquisas futuras e articular pesquisas presentes, agregando professores, estudantes, bolsistas e demais interessados. Esta ação tem como público-alvo estudantes de graduação (inicialmente sob o público de estudantes de psicologia), mas também a comunidade geral, pesquisadores e todos aqueles que se interessarem pela proposta, pertencentes à comunidade acadêmica ou externa à UFF.